Profesionales

Companhias

 

 PRAZO DE INSCRIÇÃO FECHADO
O prazo finaliza o 20 de fevereiro de 2024 – 14.00h

 BASES PARA A INSCRIÇÃO DE COMPANHIAS
NA 27ª EDIÇÃO DA FEIRA DE TEATRO DE CASTILLA Y LEÓN – CIUDAD RODRIGO

CRITÉRIOS DE SELECÇÃO E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

A Feira tem como objetivo a promoção das últimas produções teatrais profissionais de procedência tanto nacional como internacional, prestando atenção especial às companhias de Castilla y León e o Ocidente Peninsular. Configura-se como um espaço de encontro e fomento criativo, oferecendo oportunidades, para estimular a dinâmica comercial do setor y a sua valorização artística.

As companhias profissionais interessadas em apresentar os seus espetáculos ao vivo na Feira de Teatro têm de preencher a inscrição on-line no site www.feriadeteatro.es antes do 20 de fevereiro de 2024, com o compromisso de cumprir as condições de participação. As companhias vão poder apresentar mais de um espetáculo, desde que reúnam os requisitos mínimos exigidos.

O Comité de Seleção vá valorizar:

  • Qualidade e interesse artístico.
  • Adequação às faixas de programação e aos espaços da Feira, em consonância com as linhas de programação da Feira nos últimos anos.
  • Interesse para os/as profissionais e público que assiste à Feira.
  • Será valorizado muito positivamente a proposta de estreia na Feira ou a proposta de estreia em espanhol, desde quando o Comité de Seleção tenha o tempo suficiente de compilar dados para garantir a qualidade da estreia.
  • Potencial de mercado e projeção do espetáculo proposto.
  • Interesse e facilidades oferecidas por participar na Feira.
  • Será valorizado com maior interesse espetáculos que os profissionais acreditados ainda não tenham tido oportunidade de visionar em encontros similares.
  • Serão valorizados prioritariamente as encenações dos anos 2023 e 2024 que não tenham sido estreados em Espanha ou em espanhol. Sobre tudo, não serão valorizados espetáculos estreados andes do 31 de março de 2022.
  • Serão selecionadas aquelas propostas que cumpram com as condições espaciais, técnicas e económicas com as quais se conta, com o objetivo de moldar uma programação variada, equilibrada e atrativa; nas quais haja qualidade, inovação, criatividade em todos os níveis e a exploração de novas possibilidades performativas.

A Feira programará qualquer género e formato cênico, e organizará as seguintes seções de programação:

  • Teatro para a primeira infância.
  • Teatro para crianças e famílias.
  • Teatro para público jovem e adulto: clássico, contemporâneo, de humor, musical, clown e gestual, mimo.
  • Espetáculos de circo
  • Espetáculos de dança.
  • Espetáculos de rua (Teatro, dança, circo, passacaglia, itinerante, site specific etc.)
  • Espetáculos de teatro de títeres, objetos e formas animadas.
  • Espetáculos de caráter multidisciplinar, instalações interativas e performance.
  • Espetáculos de contadores de histórias.
  • Propostas genuínas, trabalhos de microteatro, teatro foro, comunitário, teatro de imersão…

A Feira poderá programar espetáculos de sala, espetáculos de rua e espetáculos para espaços singulares e specific sites.

Além disso, as companhias poderão ter presença na seção de atividades complementárias e paralelas, destinadas tanto a profissionais como outros públicos em dois linhas de trabalho essenciais::

  • Apresentações à profissionais: a Fira vá manter uma seção específica para a apresentão de encenações em processo de produção, com encontros entre companhias e programadores, distribuidores, produtores… As propostas hão-de-ser enviadas via e-mail ao escritório da Feira fornecendo toda a documentação que as companhias assim considerem e explicando a proposta de apresentação (poucos minutos ou showcase, work in progress, comunicação…).
  • Atividades de promoção das artes performativas: propostas de formação, atividades de pedagogia teatral e outras atividades que as companhias queiram mostrar no amparo da Feira para coletivos sociais (jovens, crianças…) Aas propostas hão-de-ser enviadas via e-mail (civitas@feriadeteatro.com) ao escritório da Feira fornecendo um dossier com a explicação e um orçamento. A Feira vá estudar todas as propostas de participação que as companhias possam apresentar como atividades complementárias.

A inscrição na Feira implica a aceitação de todas as normas, compromissos e condições de seleção, valoração e programação. Todas as propostas vão ser estudadas e valorizadas, notificando às companhias o estado desta quando concluam os processos de seleção e desenho da programação.

COMPROMISSOS DAS PARTES

A organização da Feira compromete-se à:

  •  Pagar uma percentagem do cachê do espetáculo selecionado (será negociado com cada companhia). Compreendemos o interesse das companhias por mostrar o trabalho na Feira e as facilidades que terão se fossem selecionadas. Por isto, em cada negociação serão tidas em conta circunstâncias especiais ligadas aos deslocamentos ou ao uso de material fungível (e.g. pirotecnia) valorizando o custe aditado no processo de seleção.
  • A Feira assinará um contrato com cada companhia em conceito de atuação promocional do seu espetáculo, no qual serão reunidas todas as condições (documento técnico, direitos de autor…) assim como o importe pactuado como cachê, transporte incluído.
  • Proporcionar a infraestrutura técnica (iluminação, som, carregamentos e descarregamentos) que seja considerada precisa para o desenvolvimento de cada encenação, desde que o documento técnico tenha sido enviado e em consenso no prazo previsto e confirmada pela Direção Técnica da Feira. A participação na Feira envolve que a companhia assume que poderia ter de reajustar os tempos de encenação, porque às vezes os espaços de representação se duplicam.
  • Pagar as despesas de acomodação e manutenção da equipa técnica e artística da companhia no dia de encenação (sempre que for selecionada, a Feira contará como integrantes duma companhia para manutenção e acomodação o número de intérpretes e um técnico)
  • Acreditar um representante da companhia durante todos os dias da Feira, oferecendo acomodação, com o fim de que desenvolva o trabalho comercial.
  • A Feira vá promover, através do seu Gabinete de Pensa, o contato direito entre as companhias e os meios de comunicação e as publicações especializadas, assim como a inclusão dos dados da companhia e o espetáculo desta em todos os suportes publicitários genéricos da Feira.
  • A Feira vá invitar todos aqueles programadores, distribuidores, críticos e meios de comunicação que mostrem capacidade de programação de difusão à programação selecionada e vá dar as companhias a listagem dos invitados/as para uma melhor e mais direta promoção do seu trabalho.
  • A Feira da possibilidade de incluir na FEIRA VIRTUAL todos os trabalhos não selecionados para atuações promocionais.

As companhias selecionadas comprometem-se à:

  • Preencher o documento de inscrição e enviar toda a informação e documentação requerida pelo escritório de Organização da Feira no prazo estabelecido.
  • Contrair com a Feira um compromisso escrito sobre a aceitação das condições económicas, técnicas e de acomodação, assumindo as duas partes as consequências legais do rompimento posterior do contrato.
  • Ter disponíveis as datas nas que decorre a Feira: de 20 à 24 de agosto de 2024.
  • Apresentar à Feira o mesmo espetáculo em todas as condições e reparto que se tenha sido registado na solicitude; se não fosse assim, a Feira poderá anular o contrato.
  • Fornecer os suportes publicitários e material informativo em tempo (Gravações, fotografias…) para a correta difusão do espetáculo selecionado.
  • Responder, quando nos meses posteriores à encenação se requeira, ao questionário de contatos e/o contratação que lhe seja pedido pela Feira,

FORMA DE INSCRIÇÃO E MATERIAL PARA ENVIAR

Para que a solicitude seja correta é necessário:

O envio através da web do FORMULÁRIO DE INSRIÇÃO, preenchido em todas as seções. Os solicitantes devem-se assegurar de gerar uma password.

IMPRESCINDÍVEL: É preciso ajuntar o vídeo completo do espetáculo, salvo que as propostas de estreia não tenham ainda vídeo dos ensaios. A gravação completa é aceitada com um link ao vídeo completo unicamente através de plataformas de visionado on-line.

ATENÇÃO: Não será aceite nenhum link à gravação do espetáculo no qual seja preciso descarregar a gravação nas nossas equipas informáticas.

Unicamente será admitida documentação adicional (dossier, fotografias) dos espetáculos que sejam propostas de estreia o das propostas de ATIVIDADES COMPLEMENTÁRIAS.

Sólo se admitirá documentación adicional (dossier, fotografías,…) de los espectáculos que sean propuestas de estreno o de las propuestas de ACTIVIDADES COMPLEMENTARIAS.

O prazo de inscrição e de receção de material finaliza o 20 de fevereiro de 2024

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Se no prazo estabelecido de apresentação de solicitudes não se houver enviado através da web a FICHA DE INSCRIÇÃO PREENCHIDA, assim como a gravação do espetáculo, esta solicitude ficará anulada.

É responsabilidade absoluta das companhias ver si a inscrição e o vídeo têm sido recebidos no escritório da Feira corretamente e no prazo fixado (via telefone o mail telefone: 923 48 22 22 E-mail: civitas@feriadeteatro.com)

Os dados fornecidos pela companhia serão utilizados, se for selecionada, para toda a publicidade da Feira, contratos, etc. Se a companhia fizer qualquer mudança nesses dados, deverá ser comunicado à Feira nos 15 dias posteriores à seleção. Se não for assim, a Organização da Feira não será responsável do uso de publicidade ou dados enganados.

Todas as companhias inscritas serão informadas sobre se são ou não são selecionadas antes do 15 de junho de 2024.

COMITÊ DE SELEÇÃO E ASSESSORIA ARTÍSTICA

O Comitê artístico de seleção será integrado por representantes do Serviço de Promoção Cultural da Junta de Castilla y León, a Equipa de organização e gestão da Feira, representantes de outras entidades que mantêm estreitas colaborações com a Feira de Teatro e profissionais de reconhecido prestígio.